Brasil aprova de vez fim da cobrança de roaming no Mercosul • Tecnoblog


Resumo
  • O Senado aprovou o fim da cobrança de roaming internacional no Mercosul; acordo aguarda apenas a promulgação para vigorar.
  • O Projeto de Decreto Legislativo n° 159, de 2022, elimina tarifas adicionais para roaming no Mercosul, exigindo também transparência nos preços e solução de controvérsias entre operadoras.
  • Após promulgação, a medida deve entrar em vigor em até 90 dias, beneficiando especialmente residentes de fronteira.

Brasil confirma oficialmente o fim da cobrança de roaming no Mercosul • Tecnoblog

Resumo
  • O Senado aprovou a extinção da cobrança de roaming internacional no Mercosul; o acordo aguarda apenas a promulgação para entrar em vigor.
  • O Projeto de Decreto Legislativo nº 159, de 2022, elimina tarifas extras para roaming no Mercosul, além de exigir transparência nos preços e mecanismos para resolver disputas entre operadoras.
  • Depois da promulgação, a medida deverá ser aplicada em até 90 dias, beneficiando principalmente moradores de regiões de fronteira.

Recentemente, o Senado confirmou um acordo que elimina as tarifas de roaming internacional dentro dos países que formam o Mercosul. Isso implica que brasileiros que viajem a qualquer país do bloco pagarão pelos serviços móveis os mesmos valores praticados localmente, sem acréscimos.

A decisão foi tomada após a aprovação no Plenário do Senado do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 159, de 2022, previamente ratificado pela Câmara dos Deputados em 2024.

O documento ressalta que, além de extinguir a cobrança do roaming internacional no Mercosul, cada país do bloco deverá adotar providências para garantir transparência nos preços dos serviços móveis e estabelecer “mecanismos de mediação entre operadoras para a resolução de conflitos”.

Quando a eliminação da cobrança de roaming no Mercosul começará a valer?

A implementação pode levar alguns meses. O PDL foi aprovado pelo Senado na quarta-feira passada (22/08). Em seguida, o texto precisa ser promulgado pelo Congresso Nacional, ou seja, deve ser publicado no Diário Oficial da União para ter efeito legal.

Espera-se que, após a publicação oficial, a extinção da cobrança pelo uso de roaming internacional no Mercosul comece a valer no prazo máximo de 90 dias. O relator do projeto, senador Sergio Moro (União-PR), comentou sobre o acordo:

O principal grupo beneficiado serão os moradores das áreas de fronteira, que muitas vezes precisam pagar tarifas de roaming diariamente por motivos de trabalho, negócios ou estudos.

Destaque especial para a área da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, envolvendo as cidades de Foz do Iguaçu, Cidade do Leste e Porto Iguaçu, onde o trânsito entre esses países faz parte da rotina de muitos habitantes.

Sergio Moro, senador da República

Por se tratar de um Projeto de Decreto Legislativo, de competência exclusiva do Congresso Nacional, o texto não necessita de sanção presidencial para vigorar.

Importante lembrar que o Brasil já possui um acordo que isenta cobranças de roaming com o Chile.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima