
Resumo
-
Google lançou um “aplicativo” para o Gerenciador de Senhas, que na realidade é um atalho.
-
O objetivo é facilitar o acesso; antes, a ferramenta estava disponível apenas nas configurações do Android.
-
Apesar de ser um atalho na prática, o “app” já pode ser baixado via Google Play Store.
O Gerenciador de Senhas do Google (Google Password Manager) não é a melhor ferramenta do tipo que existe, mas tem a vantagem de ser uma função nativa do Android. Para facilitar o acesso ao recurso, o Google decidiu criar uma aplicativo à parte para o seu gerenciador de senhas. Ou quase isso.
A novidade é real. O app do Gerenciador de Senhas do Google já pode ser baixado via Play Store. O “quase” se deve ao fato de que, na verdade, o aplicativo funciona apenas como um atalho para a interface do recurso no Android.
Não deixa de ser um atalho útil. Até então, o acesso à ferramenta exigia que o usuário abrisse as configurações do Android e fosse em Google / Gerenciador de Senhas (esse caminho pode ser diferente, dependendo da versão do Android ou do seu aparelho).
Depois que o aplicativo — ou o atalho — é instalado, ele aparece no sistema com o ícone de uma chave e apenas a palavra “Senhas” como descrição.
Se é só um atalho, por que o Google criou o “app”?
Não se sabe ao certo. O aplicativo/atalho foi lançado sem alarde. O 9to5Google foi um dos primeiros veículos a noticiarem a “novidade”.
Fato é que o Gerenciador de Senhas do Google já permitia, por meio de sua área de configurações, que o usuário criasse um atalho para a ferramenta na tela inicial do Android.
Mas essa opção é pouco conhecida, o mesmo valendo para a própria ferramenta. É possível, então, que o Google tenha lançado o atalho como um app na Play Store para fins de visibilidade, ou seja, para que mais usuários saibam da existência do gerenciador de senhas.
Outra possibilidade é a de que o aplicativo receba funções dedicadas em etapas posteriores.


O que é o Gerenciador de Senhas do Google?
É uma ferramenta gratuita e integrada ao Android que permite ao usuário salvar senhas para sites e serviços online. O gerenciador é capaz de gerar combinações seguras em novos cadastros, bem como de fazer preenchimento automático de senhas.
O Gerenciador de Senhas do Google pode ainda informar quando o usuário está usando combinações fracas (que podem ser descobertas facilmente) ou repetidas. Também é possível sincronizar as combinações salvas em diferentes dispositivos.
Aplicativo exclusivo do Gerenciador de Senhas do Google chega ao Android (quase) • Tecnoblog

Resumo
-
O Google lançou um “aplicativo” para o Gerenciador de Senhas, que na verdade é um atalho.
-
O intuito é simplificar o acesso; antes, o recurso estava disponível apenas nas configurações do Android.
-
Embora funcione como um atalho, o “app” já está disponível para download pela Google Play Store.
O Gerenciador de Senhas do Google (Google Password Manager) não é a ferramenta mais avançada do mercado, mas apresenta a vantagem de ser um recurso nativo do Android. Para facilitar sua utilização, o Google resolveu disponibilizar um aplicativo separado para o gerenciador de senhas. Ou, melhor dizendo, quase isso.
A novidade é verdadeira. O app do Gerenciador de Senhas do Google já está acessível para download via Play Store. O “quase” se refere ao fato de que, na prática, o aplicativo atua apenas como um atalho que direciona à interface do recurso no Android.
Mesmo assim, trata-se de um atalho prático. Até agora, o usuário precisava entrar nas configurações do Android e navegar até Google / Gerenciador de Senhas para acessar a ferramenta (o caminho pode variar conforme a versão do Android ou o modelo do aparelho).
Após a instalação do aplicativo — ou atalho —, ele aparece no sistema com um ícone de chave e o nome “Senhas” como identificador.
Se é apenas um atalho, por qual motivo o Google lançou o “app”?
Isso ainda não está claro. O app/atalho foi disponibilizado discretamente. O 9to5Google foi uma das primeiras fontes a reportar essa “novidade”.
É importante lembrar que o Gerenciador de Senhas do Google já oferecia a opção de criar um atalho para a tela inicial do Android por meio de suas configurações.
No entanto, essa função é pouco conhecida, assim como a própria ferramenta. Portanto, o Google pode ter liberado esse atalho via app na Play Store com o intuito de aumentar sua visibilidade, ajudando mais usuários a descobrir o gerenciador de senhas.
Outra hipótese é a de que este aplicativo receba recursos exclusivos em futuras atualizações.


O que é o Gerenciador de Senhas do Google?
Trata-se de um recurso gratuito que vem integrado ao Android e possibilita que o usuário armazene senhas usadas em sites e serviços online. O gerenciador também possui a capacidade de gerar senhas fortes durante novos cadastros e de preencher as senhas automaticamente.
Além disso, o Gerenciador de Senhas do Google avisa quando as combinações usadas são fracas (fáceis de serem descobertas) ou duplicadas. Também permite a sincronização das senhas salvas entre diversos dispositivos.