Robô humanoide de IA é controlado com linguagem natural


Novo modelo criado por startup israelense é capaz de aprender tarefas domésticas e trabalhos manuais

Compartilhe esta matéria

A Mentee Robotics, startup israelense fundada em 2022, anunciou o MenteeBot, um robô humanoide personalizado com tecnologia de inteligência artificial capaz de realizar tarefas “com o mesmo equilíbrio e controle de um humano”, de acordo com a empresa. Os modelos podem ser comandados com linguagem natural e, curiosamente, a maioria deles não têm cabeça.

Entenda:

  • A startup Mentee Robotics anunciou um robô humanoide com tecnologia de IA que pode realizar tarefas domésticas e é controlado com linguagem natural;
  • A empresa afirma que, ao contrário dos demais modelos disponíveis no mercado, o MenteeBot não está vinculado a comandos limitados e conta com software para desbloquear “técnicas avançadas de treinamento”;
  • O robô estará disponível em dois modelos: residencial – para tarefas domésticas – e comercial – para trabalhos manuais;
  • Informações sobre preço ou data de lançamento do MenteeBot ainda não foram divulgadas.
(Imagem: Mentee Robotics / Divulgação)

Os robôs humanoides não são novidade. A Honda, por exemplo, apresentou o modelo Asimo em outubro de 2000 – que foi descontinuado em 2018 -, e até mesmo a Tesla vem trabalhando no chamado Optimus. Porém, a Mentee afirma que há uma grande diferença entre seu robô e os demais modelos vistos no mercado, já que o MenteeBot “não está vinculado a um conjunto limitado de comandos” e conta com software que desbloqueia “técnicas avançadas de treinamento”, podendo até manter conversas com humanos.

Leia mais:

Robô humanoide da Mentee terá duas versões

(Imagem: Mentee Robotics / Divulgação)

Com dois braços e duas pernas, o MenteeBot pode, promete a empresa, ser treinado para realizar muitas das tarefas que os seres humanos realizam diariamente. A empresa diz que podemos treiná-lo para fazer essas coisas – similar ao que vimos com o Rabbit R1 – executando uma versão simulada do robô com uma versão digital da tarefa que deve ser aprendida. O software, então, vai realizar a tarefa repetidamente até dominá-la, e o robô será capaz de completá-la no mundo real.

De acordo com a startup, o MenteeBot estará disponível em duas versões: o bot residencial, voltado à realização de tarefas domésticas, e o bot comercial, para trabalhos manuais. A Mentee Robotics ainda não anunciou nenhum preço ou data para que o robô chegue ao mercado.

Ana Julia Pilato

Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Robô humanoide com inteligência artificial é comandado por meio de linguagem natural

Nova criação de uma startup israelense é capaz de aprender a executar tarefas domésticas e trabalhos manuais

Divulgue este conteúdo

A Mentee Robotics, uma startup israelense criada em 2022, revelou o MenteeBot, um robô humanoide equipado com tecnologia de inteligência artificial, capaz de executar tarefas “com o mesmo equilíbrio e controle que um humano possui”, conforme afirmado pela empresa. Esses modelos podem ser operados por meio de linguagem natural e, curiosamente, a maioria não possui cabeça.

Entenda melhor:

  • A Mentee Robotics apresentou um robô humanoide com IA que realiza tarefas domésticas e pode ser comandado por linguagem natural;
  • Segundo a empresa, diferente dos robôs disponíveis até agora, o MenteeBot não fica limitado a comandos restritos e utiliza um software que possibilita “técnicas avançadas de treinamento”;
  • O robô será comercializado em duas versões: uma residencial para serviços domésticos e outra comercial para trabalhos manuais;
  • Informações sobre preço e disponibilidade do MenteeBot ainda não foram liberadas.
(Foto: Mentee Robotics / Divulgação)

Robôs humanoides não são algo novo. Por exemplo, a Honda apresentou o Asimo em outubro de 2000, que foi descontinuado em 2018, e até a Tesla está desenvolvendo o Optimus. No entanto, a Mentee destaca que seu robô se diferencia dos demais porque “não está preso a um conjunto limitado de comandos” e utiliza um software que permite “técnicas avançadas de treinamento”, chegando até a poder interagir em conversas com pessoas.

Leia também:

Mentee lança robô humanoide em duas versões

(Foto: Mentee Robotics / Divulgação)

Equipado com dois braços e duas pernas, o MenteeBot tem o potencial, segundo a empresa, de ser treinado para executar diversas atividades diárias humanas. A companhia explica que é possível treinar o robô similarmente ao que foi visto com o Rabbit R1 — usando uma simulação digital da tarefa que precisa aprender. O software realiza a tarefa diversas vezes até dominá-la, preparando o robô para reproduzi-la no mundo real.

Conforme a Mentee Robotics, o MenteeBot será comercializado em duas versões: uma para uso residencial, voltada a serviços domésticos, e outra para finalidades comerciais, focada em trabalho manual. Contudo, ainda não há informações sobre preço ou data prevista para lançamento.

Ana Julia Pilato

Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é jornalista formada pela Universidade São Judas (USJT). Atua como copywriter e social media. Apaixonada por filmes, séries, ciência e crochê, tem dois gatos.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente atua como editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima