Windows 11 poderá continuar tarefas iniciadas em apps do Android • Tecnoblog


Resumo
  • A Microsoft liberou em testes a integração que permite retomar no Windows 11 apps abertos no Android.
  • O recurso funciona inicialmente apenas com o Spotify, mas deve ganhar suporte a mais aplicativos.
  • A novidade é semelhante ao Handoff da Apple e, por enquanto, está restrita ao programa Windows Insider.

Windows 11 poderá retomar tarefas iniciadas em aplicativos Android • Tecnoblog

Resumo
  • A Microsoft iniciou os testes da integração que possibilita continuar no Windows 11 aplicativos abertos no Android.
  • Inicialmente, o recurso suporta apenas o Spotify, mas deve integrar outros apps em breve.
  • Essa funcionalidade é similar ao Handoff da Apple e, por ora, está disponível somente para membros do programa Windows Insider.

A Microsoft está liberando uma novidade que conecta Windows 11 e Android, permitindo que você consiga abrir no PC um aplicativo que estava usando no celular e continuar exatamente de onde parou.

Por enquanto, o recurso está sendo liberado para quem participa do programa Windows Insider, nas vertentes Dev e Beta. Ainda não há previsão para que essa integração seja disponibilizada para o público geral nas atualizações do sistema.

Anteriormente, essa funcionalidade foi mostrada em um vídeo demonstrativo durante a conferência Build 2025, evento direcionado a desenvolvedores promovido pela própria Microsoft em maio. Depois, a empresa editou o vídeo para remover a parte que apresentava o recurso.

De que forma a integração funciona?

No momento, o único app compatível para continuar a atividade é o Spotify. Com o celular Android conectado ao computador, ao iniciar uma música no aplicativo de streaming, o ícone do Spotify surge na barra de tarefas do Windows 11, acompanhado de uma notificação que diz “Continue neste PC”.

Clicando nessa notificação, o PC abre o app do Spotify (ou solicita sua instalação) e prossegue tocando a mesma faixa.

Embora hoje funcione só com o Spotify, podemos esperar que outras aplicações sejam incluídas. Em maio, por exemplo, o WhatsApp foi citado como uma possível aplicação para esse recurso em um material didático da Microsoft.

Apple oferece função semelhante

Esse recurso lembra muito o Handoff da Apple, presente em aparelhos como iPhone, iPad, Mac e Apple Watch. Com ele, é possível abrir uma página web no celular e depois acessá-la no computador clicando em um ícone na Dock, por exemplo.

Enquanto o Windows 11 não conta com esse recurso nativo, você pode usar as integrações do app Vincular ao Celular (ou Phone Link, em inglês). Ele permite acessar arquivos, receber notificações e responder mensagens diretamente do Android.

Conteúdo baseado em informações do The Verge e da Microsoft

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima